quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
NYC 2
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
NYC
domingo, 20 de dezembro de 2009
DE MALAS PRONTAS
Na mala de um viajante de primeira viagem, tudo é dúvida. Até sobre o que parece mais simples e óbvio, conseguimos produzir algum tipo de ressalva, sempre criando sentenças condicionais, começadas com " e se..." e terminadas na decisão de criar um "plano B" pra tudo. Instinto de sobrevivência, será? Acho que não, né?! Tá mais fácil ser instinto de publicitária viciada em planejamento... hehehehe
E, é claro, a minha ansiedade transbordante andou molhando os que estão ao redor: os primeiros a levarem o banho foram meus pais. Então, mesmo que eu vá embarcar sozinha, tenho certeza de que os próximos dois meses serão de viagens imaginárias para muitas pessoas que dividiram esse sonho comigo de alguma forma, dando dicas, escolhendo destinos, comprando ingressos, me dando guias, me preparando para a neve. Portanto, em vocês, sempre tão dispostos a me empurrar pra frente, faço um carinho, transformando esse blog em um diário de viagem pra que, de alguma forma, seja possível COMPARTILHAR o que vou ver, sentir, viver. Mãe, pai, Alice, Ni, Mili, Dani, Tia Andreia, Tio Wellington, Amanda, Dindo, Dinda, Hellyd, Flávia, Marquinhos e todos aqueles que quiserem chegar e acompanhar, vocês acabaram de ganhar o visto!
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
CASO UNIBAN
Mais um capítulo da velha história sobre o ensino brasileiro. Enquanto permanecer a ideia de que a questão é numéria, ou seja, de que basta abrir faculdades em toda esquina, a qualidade vai continuar nos passando suas rasteiras...
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
POR QUE INCOMODA TANTO?
Esse comercial saiu do ar essa semana, depois da reclamação de alguns consumidores, que se sentiram ofendidos. Cada vez que isso acontece, eu sou acometida por uma preguiça avassaladora, que não me permite achar outro nome para ocorrências desse tipo, senão o de que se trata de hipocrisia, e das grandes! ... Não que a regulamentação do CONAR não seja importante. É! E não que as pessoas não tenham direito de se manifestar sobre aquilo que as incomoda. Têm.
Mas diariamente convivemos com imagens de mulheres que se exibem semi-nuas na TV, funks com letras pornográficas, atrações televisivas que incluem pessoas se esfregando em uma banheira ou em outro lugar qualquer, além de quadros que se escondem sob o pretexto do entretenimento e do humor para exporem as pessoas ao risco e ao ridículo.
Com relação a isso não há protesto. Ao contrário, as pessoas acham bonitinho, engraçado.
E, no entanto, quando uma senhora fala em sexo com a neta em um comercial de TV, o Conar, orgão regulamentador da publicidade, recebe inúmeras reclamações e o filme sai do ar. Por que? Esse assunto não pode estar na boca de senhoras? ...Ser mulher, estar na terceira idade e ainda pensar em sexo é combinação demasiadamente provocativa para uma sociedade machista? Mas e se fosse um homem? Por que ninguém se ofende quando mulheres aparecem de biquíni em comerciais de cerveja, sendo chamadas de gostosa, cobiçadas por um bando de homens. O lugar da mulher é sempre o de objeto de desejo? A ela não cabe o desejo?
É triste como, ao sexo, sempre cabem teorias libertadoras em que os tabus estão sendo deixados pra trás, quando a realidade nos diz sempre o contrário. Caminhamos em círculo, reeditando as nossas polêmicas. Ou ninguém se lembra da confusão gerada pelo depoimento de uma senhora no final de uma novela do Manuel Carlos, em que ela falava sobre orgasmo?
domingo, 20 de setembro de 2009
VENDE-SE MACONHA
O depoimento acima, de Antonio María Costa, chefe do Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC), adianta a grande polêmica envolvida em uma possível legalização das drogas. Hoje, a revista francesa Le Monde trouxe uma matéria que discute 10 motivos para a legalização, entre os quais a desarticulação do tráfico, políticas de informação mais transparentes, queda da criminalidade. Polêmico, o assunto não é novidade nas pautas internacionais. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, por exemplo, já se declarou publicamente a favor da legalização da maconha, liderando, inclusive, um grupo que discute o assunto junto a ONU.
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
QUE SUCO É ESSE?...ESQUECERAM DE ME EXPLICAR.
1 - Valle Mais - aqui, houve uma unificação das marcas Valle e Mais. Destinado a jovens, adultos e terceira idade, o suco está disponível em caixas grandes e latas, com opção comum ou light. Ou seja, não há a versão caixinha desse suco, seja normal ou light.
Você deve estar se perguntando se a Coca me pagou uma grana pra eu fazer essa explicação que ela mesma deveria ter se preocupado em dar ao consumidor. Não, isso não é um post pago, mas tive que passar por todas essas explicações para chegar ao que realmente importa: qual o motivo de uma marca se reposicionar?
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
VAI COMPRAR A BRIGA?
...Ou seja, um vídeo bem produzido, engraçado e resultado da negativa da companhia aérea em arcar com os prejuízos do passageiro... Resultado: quase 5 milhões de views e a empresa querendo negociar com o cara pra que ele tire o vídeo do YouTube. Cliente insatisfeito é cliente engajado! Vai comprar a briga?
sábado, 25 de julho de 2009
HUMOR ESPERTO
segunda-feira, 13 de julho de 2009
PEQUENO DELEITE
sexta-feira, 10 de julho de 2009
O SHOW TEM MESMO QUE CONTINUAR?


sábado, 4 de julho de 2009
CONVERGÊNCIA. QUE BICHO É ESSE?
domingo, 28 de junho de 2009
domingo, 21 de junho de 2009
AS EMPRESAS ESTÃO PREPARADAS PARA OUVIR OS CLIENTES?
Bem, já há algum tempo, as marcas não pertencem mais às organizações, mas aos consumidores. Independente de ter um site, um twitter, um blog, a chance da empresa entrar na rede via clientes, satisfeitos ou não, é muito alta. Não há como exercer esse tipo de controle, mas há como gerenciá-lo da melhor forma possível, a partir do entendimento de que não é possível ignorar as mídias sociais e o lugar que elas ocupam na vida das pessoas. Mais que isso, não é possível barrar a vontade e a necessidade das pessoas se expressarem sobre suas experiências.
Falsear perfis, ignorar reclamações, processar clientes que fazem críticas ou fomentam discussões é se expor, e não se proteger como ainda acreditam algumas organizações... No Social Minas , evento ocorrido em Belo Horizonte esse fim de semana, o tema entrou em discussão, com o seguinte exemplo:
Os demais capítulos da novela com a sky podem ser acessados aqui . É um exemplo muito bom, dado pela palestrante Lou Martins, da Cubo.cc (por falar nessa agência, olhem esse trabalho deles! muito bom!), que ratifica a importância das empresas enxergarem os clientes como potenciais formadores de opinião e produtores de conteúdo e evitarem que uma experiência negativa se viralize e cresça, como aconteceu com a Sky.
domingo, 14 de junho de 2009
SÓ PRA CURTIR...
terça-feira, 9 de junho de 2009
PISADA FORTE NO CALO DA IMPRENSA
quinta-feira, 4 de junho de 2009
InterACT 2009 - 3° parte
domingo, 31 de maio de 2009
ACORDA MERCADO MINEIRO!
quinta-feira, 28 de maio de 2009
InterACT 2009 - parte 2
E um outro case da Dove, em que foi criado um site com informações sobre o produto e com canal aberto para a participação do interator:
Tá parecendo um jabazão da Dove, mas os cases da marca estão entre os mais interessantes e nem todos os exemplos dados nas palestras estão disponíveis em vídeo na net.
No próximo post, as considerações finais sobre o InterACT e mais sobre as palestras...
domingo, 24 de maio de 2009
INTERACT 2009
Fabiano fez uma contextualização sobre o lugar que a Internet e as mídias digitais ocupam no cenário atual, com destaque para:
-O controle saiu das mãos da empresa e está migrando para as mãos dos consumidores. As marcas não estão mais sob o domínio das organizações.
-A propaganda vive um momento de descrédito por parte dos consumidores. Amigos, família e outros grupos sociais têm mais representatividade e influência nas decisões de compra.
-Na internet a atenção das pessoas não está à venda. Por isso, vale investir no envolvimento ao invés de buscar a atenção das pessoas, e na ampliação da dedicação ao invés do estímulo ao desejo.
-A comunicação acontece em uma velocidade orgânica, em virtude da viralização dos conteúdos.
Entre os vários cases utilizados durante a palestra, destaque para o da Dove, que sintetiza brilhantemente os aspectos pontuados acima, além de ilustrar algumas discussões sobre viralização que já tivemos aqui no blog:
E a resposta quase imediata, que rendeu mais views do que a primeira peça:
A partir disso, 10 elementos-chave que devem ser observados na comunicação online:
1-Oferecer comunicação como serviço
2-Convidar para participação
3-Envolver com histórias
4-Explorar vínculos emocionais
5-Recrutar para causas nobres
6-Envolver através de polêmica
7-Disponibilizar conteúdo diferenciado
8-Levar diversão à vida das pessoas
9-Gerar experiência de imersão
10-Surpreender sempre
Ressalto que esses 10 pontos não constituem um manual de coisas infalíveis e a pretensão nem é essa. Trata-se de aspectos estudados em profundidade e muito bem fundamentados por cases e pesquisas...Quem tiver interesse em saber mais sobre cada um deles, pode solicitar aqui no blog que eu faço um outro post ou mando links com exemplos...
terça-feira, 19 de maio de 2009
MÍDIAS DIGITAIS A QUALQUER CUSTO?
- Gato, qual o caminho correto?
- Depende Alice, para onde você quer ir?
- Não sei, estou perdida.
- Para quem não sabe onde quer ir, então
qualquer caminho serve!
sexta-feira, 24 de abril de 2009
TWITTER PRA TODO LADO
domingo, 5 de abril de 2009
PILLOW FIGHT BH
domingo, 29 de março de 2009
LUZ NO FIM DO TÚNEL
domingo, 15 de março de 2009
Fraco Até Demais!
sexta-feira, 6 de março de 2009
quarta-feira, 4 de março de 2009
FINALMENTE!
Tudo bem que BH costuma ser mercado-teste de produtos. Mas eu estou realmente feliz de que isso esteja acontecendo com uma ação em mobile!!! Quem sabe é o início para que possamos ousar um pouco mais na área e para que o mercado acorde para essa enorme e incrível potencialidade!
domingo, 1 de março de 2009
PARA CONHECER E APRECIAR
Uma das vozes mais doces e afinadas que já conheci, repertório de muito bom gosto e talento inquestionável!
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
NÃO DÁ PRA NÃO COMENTAR
...Como sempre, o fundamentalismo impedindo que a coerência e que a responsabilidade se manifestem. Já passou da hora da Igreja passar a estabelecer diálogo com o tempo em que ela está situada, né?! Mesmo porque, pelo que me consta, faz parte da doutrina a igualdade entre as pessoas e o zelo pelo bem-estar humano. Ou não?...
É uma pena que a instituição não se comporte com tamanha eficiência em casos em que ela realmente precisa agir... Por que será que ninguém faz nada a respeito dos inúmeros casos de corrupção e de pedofilia envolvendo padres?