quinta-feira, 4 de junho de 2009

InterACT 2009 - 3° parte

Para os que não puderam comparecer, para profissionais e simpatizantes da área de comunicação, para os fiéis leitores desse blog, enfim, o último post sobre o que rolou de melhor no InterACT 2009.
"Planejar é ajudar a extrair o melhor de cada coisa". É com essa frase simples e genial que eu resumiria a palestra de Alexandre Bessa, da Gringo, que falou sobre coordenação de projetos na criação interativa. Definição de objetivos, planejamento, mobilização recursos adequados e cronograma compartilhado pelo cliente e por todos os profissionais envolvidos no projeto. Foram esses os elementos principais apontados por ele, como necessários à otimização dos trabalhos de comunicação e obter os resultados esperados.
Suzana Apelbaum, da Hello, falou sobre inovação na criação digital. Ela insistiu em um ponto que também já discutimos aqui no blog. Fala-se muito da necessidade de inovação. "Inovação" compete de perto com "interatividade" como as palavras da vez, que todo mundo adora usar, mesmo que não saiba exatamente o que significa. O que é inovar? Mais uma vez voltamos à boa e velha questão: quem é o nosso cliente? Qual o nosso objetivo? Inovação é menos um conceito fechado e mais um produto contextual, que depende na natureza do cliente e do estágio de maturação em que ele - ou o produto que ele oferece - se encontra. Vale a reflexão, apesar dos excessos de Suzana, dizendo que ela e o sócio mandam os clientes tomarem no ...
E, finalmente, Emerson Calegaretti, do MySpace, fechou o dia com chave de ouro. Ao traçar as características do novo consumidor, como sujeito que pensa, compartilha, influencia, Emerson chegou às variáveis:
CAMPANHA X CONVERSA
PRODUTO X EXPERIÊNCIA
PREÇO X VALOR
INFLUÊNCIA X ENGAJAMENTO
EU X VOCÊ
Em vermelho, princípios que devem ser pensados quando falamos de comunicação digital e, principalmente, de comunicação para esse novo consumidor. Não estamos insinuando o fim das mídias off-line nem que a Internet vai salvar o mundo, mas deixando claro que alguns conceitos precisam ser aprimorados e ampliados para darem conta desse novo contexto. Portanto, aos que se agarram ao pé de Kotler como ao pé de Deus, vamos ao menos considerar a possibilidade de ampliar perspectivas abarcando novas variáveis, ok!?
E assim terminamos a cobertura do InterACT 2009. Dúvidas, críticas, sugestões...Estou à disposição. Seguimos cobrindo outros eventos da área e discutindo o que rola no mundo digital e fora dele...

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