sexta-feira, 21 de agosto de 2009

QUE SUCO É ESSE?...ESQUECERAM DE ME EXPLICAR.

Os consumidores de suco de caixinha devem ter notado uma mudança na "cara" e na diversidade de produtos disponíveis no mercado. Pois é. Trata-se do reflexo de uma ação da Coca-Cola com o objetivo de reposicionar as marcas de suco pertencentes ao grupo. Até a mudança, a Coca mantinha no mercado o Vale na caixinha, o Valle na caixinha versão light, o Valle na lata, o Valle na lata light, além das versões normal e ligth nas caixas de 1L. O mesmo ocorria para o suco Mais. Além disso, havia a versão caixinha do suco Kapo, voltado para o público infantil.
Agora, estão disponíveis apenas 3 tipos de produto:

1 - Valle Mais - aqui, houve uma unificação das marcas Valle e Mais. Destinado a jovens, adultos e terceira idade, o suco está disponível em caixas grandes e latas, com opção comum ou light. Ou seja, não há a versão caixinha desse suco, seja normal ou light.
2 - Valle Kapo - É o suco Valle velho de guerra, porém em versão caixinha, com desenhos infantis e também sem a opção light. Aqui, há a opção caixinha de suco com açucar para cobrir a falta dessa opção na marca Valle Mais. No entanto, o consumidor continua sem a opção light. Um outro problema observado nessa situação é a associação da marca Valle com a marca Kapo e o que ela desperta na lembrança do consumidor. O suco Kapo é um suco ralo e açucarado, de baixo valor nutritivo. Ou seja, ao unificar as marcas, a Coca não estaria forçando esse tipo de associação e, com isso, criando a rejeição do consumidor?
3 - Kapo - Voltado para o público infantil, continua tão intragável quanto antes.

Você deve estar se perguntando se a Coca me pagou uma grana pra eu fazer essa explicação que ela mesma deveria ter se preocupado em dar ao consumidor. Não, isso não é um post pago, mas tive que passar por todas essas explicações para chegar ao que realmente importa: qual o motivo de uma marca se reposicionar?
Tudo bem que os motivos são inúmeros e que não dá pra fechar uma formulazinha sobre isso. Mas, no geral, poderíamos pensar em uma estratégia que visa agregar algum valor ao produto ou serviço, melhorando a sua aceitação junto ao consumidor.
Pois é... com base nesse raciocínio, a Coca está equivocada ao propor uma reorganização completamente confusa e, ao que parece, baseada em vontade própria e não na do consumidor (o que é decepcionante em se tratando de um grupo da projeção e importância da Coca).
Conforme relato de comerciantes que lidam diretamente com os produtos e os clientes nos pontos de venda (e esse post foi, inclusive, uma sugestão de um deles! obrigada!), os consumidores reclamam constantemente da falta de um suco de caixinha light e se sentem inseguros de comprar o Valle Kapo, em virtude do recall negativo ativado pela marca Kapo. Consequentemente, sem opção, esses clientes manifestam insatisfação ao se sentirem "obrigados" a pagar mais caro para comprar o Valle Mais, uma vez que ele só está disponível em lata.
Ou seja, um tiro no pé. E o esquecimento de um princípio-chave na vida de um profissional de comunicação: fazemos comunicação para pessoas. Sempre. Temos que estar dispostos e preparados para ouví-las. Será mesmo que a Coca decidiu se reposicionar depois de uma pesquisa de mercado que indicasse essa necessidade? Pela confusão na cabeça do consumidor e a dificuldade de se explicar do que se trata cada versão de suco, parece que não...
Atenção outras marcas de suco existentes no mercado!!!!! Não seria essa uma oportunidade?

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