quinta-feira, 28 de maio de 2009

InterACT 2009 - parte 2

Como prometido, mais uma postagem sobre as palestras do InterACT 2009. Agradeço os mais de 6oo views e a repercussão positiva do primeiro post. Pra quem não pôde acompanhar ao vivo, uma oportunidade de ficar por dentro do que rolou de mais interessante no evento.

Michel Lent, da Agência Ogilvy Interactive Brasil, falou sobre criação estratégica e comunicação na web. Michel se apresentou logo depois do Fabiano Coura (tema do post anterior) e aproveitou pra fazer um contraponto aos cases apresentados por ele. Michel insistiu que, mais do que desenvolver ações geniais e megalomaníacas - que, aliás, não costumam ser a rotina das agências - os profissionais de comunicação devem focar em atender os objetivos do cliente, mesmo que o trabalho resultante dessa demanda não seja inédito ou concorra a um grande prêmio.

A partir disso, as principais questões apontadas por Michel para o desenvolvimento de campanhas que envolvam mídias digitais foram:

1- Entender as necessidades do cliente. Isso implica não só em responder demandas adequadamente, mas em perceber oportunidades pertinentes e apresentá-las ao cliente.
2-Encontrar a solução do problema do cliente e, a partir disso, traçar as estratégias e escolher a mídia, sempre tendo em mente o público-alvo.
3-Medir resultados sempre. A internet ainda é alvo de muita desconfiança e um jeito de contrapor isso é traduzí-la em negócio, em resultado.

Sobre o ponto 2, Michel fez uma colocação interessante de que a internet não possui "internauta". Chamo atenção para isso, pois é um aspecto crucial para o entendimento das especificidades da internet. Como já discutimos aqui, os princípios das mídias off-line não podem ser simplesmente transpostos para o ambiente on. Caímos na questão da segmentação da audiência e nas circunstâncias de uso da internet. Quando entendemos que não há um "internauta", assumimos não só que estamos falando de pessoas / usuários / interatores completamente diferentes entre si, mas de sujeitos que usam a internet em um determinado contexto e não que estão permanentemente conectados e só sofrem influência do que acontece na rede.

Michel apresentou alguns cases brasileiros, com destaque para o da Dove InvisibleDry. O objetivo era comunicar o benefício principal do produto (não deixar manchas brancas na roupa). Eis o vídeo sobre a campanha:



E um outro case da Dove, em que foi criado um site com informações sobre o produto e com canal aberto para a participação do interator:



Tá parecendo um jabazão da Dove, mas os cases da marca estão entre os mais interessantes e nem todos os exemplos dados nas palestras estão disponíveis em vídeo na net.

No próximo post, as considerações finais sobre o InterACT e mais sobre as palestras...

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