sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

PORTUGUÊS PRA TODO MUNDO

-Pai, o que você acha dessa mudança ortográfica?
-Péssima...
-Por que?
-Porque o valor da língua é antropológico e não técnico...
Já há algum tempo, ouvindo discussões nos mais diversos veículos e ambientes, venho me esforçando para encontrar justificativas que me pareçam boas o suficiente para justificarem essa reforma ortográfica. Mas essa conversa com meu pai, reproduzida em essência mas muito sucintamente nas linhas acima, foi decisiva para que eu engrossasse o grupo majoritário dos que contestam a validade e relevância dessas alterações.
Fiquei pensando no peso do que meu pai falou...Realmente, o que legitima uma língua são as apropriações e usos que os falantes fazem dela. Quantas palavras já saíram da oralidade para os dicionários? Além disso fico me perguntando o porquê de, cada vez mais, nos esforçarmos para acabar com as diferenças ao invés de reconhecê-las como um valor a ser preservado.
O argumento é o de que as transações de documentos e produções literárias e científicas do Brasil e de Portugal não precisarão de duas versões e que o ensino da língua poderá ser padronizado no mundo. Tenho sérias dúvidas sobre isso, uma vez que nem nós, nativos, conhecemos todas as regras, dada à complexidade da gramática da língua portuguesa. E, pelo menos por enquanto, parece que só estão brotando mais antipatias e rivalidades, tendo em vista que Portugal anda se sentindo prejudicado com essa história toda, já que terá que fazer quase 4 vezes mais alterações que o Brasil.
...Mas que chega a ser engraçado a gente ficar quebrando a cabeça pra concluir se guarda-chuva, por exemplo, tem ou não hífen a partir de agora (tem???), quando um número esmagador de brasileiros mal sabe fazer concordâncias elementares, isso chega...
É uma reforma mais catedrática do que qualquer outra coisa...Então, que se virem os especialistas, porque a minha memória eu prefiro poupar para coisas mais importantes!

Um comentário:

Unknown disse...

Antes de reformar, deveriam pensar em ensinar o português para a maioria esmagadora da população. O Brasil lotado de analfabeto e nego preocupado com trema, hifen... Parece brincadeira... Ahhhh se a caravela de Cabral tivesse afundado no meio do caminho.... hehehehehe...