quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

NÓS: HITS!

Navegando pelas notícias de hoje, acabei assistindo a um vídeo que me fez lembrar de uma discussão que tivemos em sala de aula outro dia, sobre como a viralização de conteúdos na internet pode contribuir para a exposição e a ridicularização de pessoas. Na verdade o assunto dá pano pra manga porque, entre outras coisas, podemos discutir a formação de celebridades instantâneas, mistura entre público e privado e até mesmo uma certa falta de autonomia e capacidade pra controlarmos a nossa própria vida e imagem... No último ano, tivemos o caso clássico do "cacete de agulha", que rendeu processo vitorioso contra a PUC Minas. Há 5 dias, caiu na rede - mas nesse caso por iniciativa do próprio pai do garoto - o "David after dentist"(veja abaixo), em que um menino de 7 anos é filmado sobre efeito da anestesia, após sair do dentista.Virou hit, é claro, e já existem várias versões musicadas do garoto dopado. Eu acredito e defendo da internet como um espaço democrático e aberto, onde as possibilidades são inúmeras e instigantes... Mas, nesses casos acho que um pouco de cuidado vai bem. Até que ponto temos autonomia e direito de interferir na vida de outras pessoas de modo tão decisivo?

3 comentários:

Alysson Lisboa Neves disse...

É Lu, concordo com você. As gerações que estão consumindo celulares com câmeras fotográficas e filmadoras não têm a dimensão da força e da abrangência da internet. O celular pode filmar um beijo inocente ou jogar por terra a reputação de toda uma família. Ética deveria ser materia no ensino fundamental!

Gabriela Jardim disse...

lu!! que coincidencia!! nos duas falamos de viral mas de ponto de vista diferente!
e concordo.. tem muitas questoes que devem ser problematizadas!

Unknown disse...

Is this real life? Hahahahahaha... O moleque tá locão... Concordo com a questão da ética... Mas acho a questão delicada... Qdo o pai do moleque filma e joga na rede, fica difícil questionar alguma coisa né? Mas.... dá pra divertir... to rolando de rir....