domingo, 15 de março de 2009

Fraco Até Demais!

As notícias sobre o FAD 2009, que termina hoje em Belo Horizonte, não são das melhores. Embora a iniciativa seja interessante e de certa forma tente dar uma movimentada no dorminhoco mercado de Belo Horizonte, o evento deixou a desejar. Em primeiro lugar, porque boa parte das instalações constantemente dava pau! A toda hora era preciso reiniciar o sistema, o que definitivamente interferia de forma drástica no caráter imersivo das obras. Se a arte digital incorpora as idéias de obra aberta e de co-autoria, a nós, coube tentar apenas. Simplesmente não rolou! E aí, resta a impressão de que a "interatividade" é só a palavra da vez: quase uma obrigação que, na prática, anda acrescentando pouco... Principalmente quando as narrativas tradicionais são utilizadas para darem conta de processos que não cabem mais no modelo clássico sequencial de início, meio, fim.
Pra mim, o trabalho mais interessante e que de fato funcionou foi o Your life our movie (Sua vida nosso filme), baseado na base de dados do flickr e acionado por tags colocadas pelos visitantes/interatores da obra.
Que as próximas edições do evento possam vir melhores!

3 comentários:

Gabriela Jardim disse...

Lu, para complementar: http://mediatizandonos.blogspot.com/2009/03/fad-2009-que-decepcao.html

Gabriela Jardim disse...

e também deixar minha opiniao sobre este evento pegadinha de 2009! hehe

Alysson Lisboa Neves disse...

É Lu! concordo com você o FAD foi sofrível. Eventos no metrô podem dar certo como foi o caso do BH Music Station. O Festival de Arte Digital foi EnFADonho! Ainda bem que não embarcamos para as outras estações...