domingo, 24 de maio de 2009

INTERACT 2009

O Interact 2009 terminou com um balanço positivo. Nos próximos dias tentarei (porque a vida anda caótica) fazer o resumo comentado de algumas palestras, a começar pela do Fabiano Coura, da Neogama/BBH.

Fabiano fez uma contextualização sobre o lugar que a Internet e as mídias digitais ocupam no cenário atual, com destaque para:
-O controle saiu das mãos da empresa e está migrando para as mãos dos consumidores. As marcas não estão mais sob o domínio das organizações.
-A propaganda vive um momento de descrédito por parte dos consumidores. Amigos, família e outros grupos sociais têm mais representatividade e influência nas decisões de compra.
-Na internet a atenção das pessoas não está à venda. Por isso, vale investir no envolvimento ao invés de buscar a atenção das pessoas, e na ampliação da dedicação ao invés do estímulo ao desejo.
-A comunicação acontece em uma velocidade orgânica, em virtude da viralização dos conteúdos.

Entre os vários cases utilizados durante a palestra, destaque para o da Dove, que sintetiza brilhantemente os aspectos pontuados acima, além de ilustrar algumas discussões sobre viralização que já tivemos aqui no blog:



E a resposta quase imediata, que rendeu mais views do que a primeira peça:



A partir disso, 10 elementos-chave que devem ser observados na comunicação online:
1-Oferecer comunicação como serviço
2-Convidar para participação
3-Envolver com histórias
4-Explorar vínculos emocionais
5-Recrutar para causas nobres
6-Envolver através de polêmica
7-Disponibilizar conteúdo diferenciado
8-Levar diversão à vida das pessoas
9-Gerar experiência de imersão
10-Surpreender sempre

Ressalto que esses 10 pontos não constituem um manual de coisas infalíveis e a pretensão nem é essa. Trata-se de aspectos estudados em profundidade e muito bem fundamentados por cases e pesquisas...Quem tiver interesse em saber mais sobre cada um deles, pode solicitar aqui no blog que eu faço um outro post ou mando links com exemplos...

2 comentários:

Unknown disse...

Sensacional o segundo video...

Gabriela Jardim disse...

para falar verdade, eu gostei demais dos dois vídeos! A idéia da Dove foi bem bacana de aproveitar a lógica do remix, que a gente tanto discute!

Agora a do Greenpeace foi sensacional pela referência direta a Dove e atingindo totalmente o objetivo da campanha. Com certeza, a partir desta campanha, o Greenpeace conseguiu mostrar a todos que consumem Dove do estrago causado na Indonésia.

Case sensacional! E conforme preceitos que vc disse abaixo do link dos videos, os dois vídeos conseguiram me levar à realidade mostrada, ou seja, através da imersão, me colocaram na história. Um grande desafio, by the way!

Obrigada pelo post!