terça-feira, 9 de junho de 2009

PISADA FORTE NO CALO DA IMPRENSA

"É claro que não se pode impedir a Petrobras de fazer o blog, senão estaríamos impedindo o direito à informação. Mas não é recomendável porque atrapalha o trabalho da imprensa. Acho que a empresa deve levar em conta o não prejuízo ao trabalho da imprensa." - Michel Temer, Presidente da Câmara (fonte: O GLOBO) sobre o blog "Fatos e Dados", criado pela Petrobras para que a empresa possa divulgar dados e se posicionar sobre as informações publicadas a seu respeito.
Depois de mais uma declaração fenomenal (!?!) vinda do nosso mundo político, é inevitável a pergunta: Por que um espaço de discussão, de democratização da informação e que descentraliza a produção de conteúdo atrapalharia o trabalho da imprensa? Pensando o compromisso ético jornalístico de se ater aos fatos e fazer com que a informação circule sem barreiras, não deveria ser o contrário? O meio político e jornalístico não deveria estar feliz com a criação do "Fatos e Dados", se não há nada a esconder?
Será mesmo que não há? Será que o motivo para tanta polêmica não tem algum ponto em comum com o fato de a TV Digital no Brasil já ter nascido fracassada? Quem são mesmo os donos dos grandes grupos de comunicação do país?
Democratizar a informação através de mídias digitais significa descentralizar a produção de conteúdo. Significa repensar a lógica unidirecional e impositiva do mass media... Significa questionar o poder de quem está acostumado a ditar as regras. E aí dói o calo mesmo, não só porque o escamoteamente dos fatos começa a ficar mais difícil, mas porque a Petrobras começa a fazer o que pouca gente sabe: usar as novas mídias com alguma competência. Usar com fundamentação e não somente para constar...

Nenhum comentário: