domingo, 29 de março de 2009

LUZ NO FIM DO TÚNEL

"Nós queremos ter um exame nacional que dê conta do conteúdo, mas de forma inteligente, que julgue a capacidade analítica dos estudantes e promova uma mudança na atuação em sala de aula do professor”. (Fernando Haddad, Ministro da Educação)
Quantas vezes, em sala de aula ou se vendo obrigado a estudar uma determinada matéria, você já se perguntou sobre a utilidade daquele conteúdo para a sua vida pessoal e profissional? Se ainda hoje essa perguntinha vira e mexe volta a pular na nossa frente, no ensino fundamental e médio, então, nem se fala. Há muito tempo, fazer o aluno passar no vestibular passou a ser mais importante do que formar um bom sujeito, do que ensinar a cidadania, do que provocar a reflexão e articular a teoria saída dos livros com a realidade vivenciada cotidianamente pelos alunos. Cada vez mais, os disputados vestibulares das Federais, se apegam aos chamados "conteúdos de pé-de-página" e, a partir disso, decorar é, com certeza, uma habilidade mais valorizada do que a de pensar e a de interpretar. O resultado? ...a qualidade desastrosa dos alunos que entram na universidade e, pior ainda, dos profissionais que ingressam todo ano no mercado de trabalho.
Por isso, a iniciativa de unificar o vestibular das Federais do Brasil com foco na melhoria do ensino médio e na exploração de capacidades linguísticas e de raciocínio dos alunos é, pra mim, literalmente uma luz no fim do túnel. Sabemos que a questão da educação no Brasil vai muito além de simplesmente colocar o aluno dentro da universidade! Tomara que o projeto vingue!

Um comentário:

Unknown disse...

bom... nem precisa comentar muita coisa... é só passar um tempinho dentro de sala de aula (na faculdade) para ver que a coisa não tá boa... por isso... qualquer tentativa de melhora é possitiva....