sábado, 23 de janeiro de 2010

ENCHANTÉ!

Nossos sentidos estão em êxtase! French Canadá é simplesmente deslumbrante. Estamos passando o fim de semana no lado francês do país, incluindo as cidades de Ottawa (a Capital. Sim, meus amigos, a capital do Canadá não é Toronto!), Montreal e Quebec, nessa ordem. Confesso que Ottawa foi uma grata surpresa. A opinião geral era a de que podíamos cortá-la da lista e dedicar mais tempo às outras duas cidadas. Não. Não podíamos. A arquitetura da cidade é sensacional!

Assim como Montreal, Ottawa tem uma Catedral de Notre-Dame. Acho que já comentei que, desde que cheguei, ando me sentindo uma “fotógrafa” meio incompetente. Todas as fotos ficam muito aquém dos objetos e lugares fotografados, o que é justo, afinal, já que a fotografia não pode reconstituir os cheiros, o clima, a sensação do tato e o que está ao redor da área enquadrada. Tenho tentado combinar fotografia e texto para que, juntos, eles possam contribuir para a tão desejada possibilidade de dividir o que vivo aqui.. Mas o que estamos experimentando esse fim de semana (a maravilhosa Notre-Dame, por exemplo) me fazer esbarrar em uma dificuldade de relato, inclusive de ordem verbal... Está difícil traduzir em palavras a beleza dos lugares...hehehehe..

Quebec é um sonho... A mais linda entre as três. E a mais fria também. Estamos entre -15 e -20 graus e é difícil até de andar na rua. Estamos super agasalhados e não sentimos frio no corpo, mas as extremidades sofrem muito. Meu rosto está todo queimado e de, 15 em 15 minutos, mais ou menos, a gente precisa entrar em um lugar fechado pra se recuperar. O programa mais interessante até agora em Quebéc foi a visita a um hotel feito de gelo. Muito legal mesmo! A cidade é um charme e a gastronomia acompanha... Aliás, comer tem sido a nossa especialidade. Jantamos em Montreal e, daqui a pouco, faremos o mesmo aqui em Quebec. As três cidades, de modo geral, nos convidam a explorar os sabores, a entrar nos pequenos restaurantes à meia luz, a brincar com as velas, com as fotos, com as lembranças... Lógico que, a cada vez que saímos juntos, quase morremos de rir... Vou providenciar a lista das pérolas da viagem, mas já adianto a de ontem à noite. Jeff foi capaz de dizer “Tá muito frio. ‘Bora’ pro hotel entrar no chorume." CHORUME GENTE!!!! De onde o Jeff tirou uma coisa dessas?... Ele queria dizer ofurô... Igualzinho, né?
Termino o post de hoje requisitando a defesa de vocês. Olhem os meus apelidos aqui:
-Baixinha
-Pequena criatura
-Pequena
-Gnomo (esse é, realmente, sensacional!!!)
Em breve, esse post receberá os links das fotos das três cidades. Cada uma mais linda que a outra! Aguardem e continuem ligados. Obrigada por estarem acompanhando!... Espero que esteja divertido!

3 comentários:

Unknown disse...

Eu sei que Ottawa é a capital do Canadá. Jogo 'war' uai.

Marquinhos disse...

Oi Lu
Lugares lindos mesmo e as fotos também estão lindas, para de bobagem! Eu não sei porque sempre prefiro as que você aparece...
Mas me pintou uma dúvida: Tem corcunda nesta Notre-Dame também?
Fala para esse povo ai que não gostei dos apelidos não.. e fala pra eles também o tanto que eu sou bravo e nervoso... que eu sou faixa preta em Pilates...praticamente um bombado!
beijossss

Marquinhos disse...

Ah, esqueci uma coisa: Muito bem lembrado Milene!
Ottawa é tão importante que é centro estratégico, vale aviões e exercitos, e andando mais um pouquinho dá pra atacar vladivostok!