sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

AGORA SIM!!!

Depois de quase 15 dias viajando, agora sim poderei escrever mais periodicamente porque acabo de comprar um netbook..Não teve jeito realmente...Tudo isso por inexperiência minha, que me fez ficar neurada com o peso da bagagem de mão. Então, se você vai viajar, não fique preocupado com isso! As pessoas carregam verdadeiras malas como bagagem de mão e viajam tranquilas. Logicamente, quem carrega muita coisa tem mais trabalho pra entrar no país. Aliás, entrar no Canadá é super tranquilo (menos de 15 minutos), mas nos Estados Unidos é um saco: eu tinha duas horas entre desembarcar em Miami e pegar o vôo pra NYC e foi muuuuiiiito apertado! Sem contar que o aeroporto de Miami é uma verdadeira cidade: alguém que precise fazer uma conexão e que não arranhe inglês ou espanhol, está realmente encrencado lá. E, pra completar, a gente tem que ficar praticamente pelado pra passar no Raio-X. Até o sapato a gente tira...afff.... Outra coisa é que não vale a pena investir em cadeado pra mala, porque, seja ele minúsculo ou gigante, a alfândega vai dar um jeito de arrombar: saí do Brasil com 3 e só me resta 1.
Aos que amam NYC antes mesmo de conhecê-la (Dani, Gaby, Tia Andreia), saibam que estão cobertas de razão: aquilo não é cidade pra uma semana, mas pra uma vida inteira! Espero que conheçam em breve! NY é uma cidade totalmente cosmopolita. Por isso, não serve de base para emitir qualquer valor sobre o povo americano. No entanto, vale dizer que muitas expectativas negativas que eu tinha com relação a estar nos Estados Unidos foram quebradas. Em primeiro lugar é possível comer muito bem e de forma saudável e barata, sem ter que aderir ao fast food. Segundo, achei NYC bastante limpa e segura. Mas, o que mais me marcou, seguramente foi o fato de as pessoas sempre partirem do pressuposto de somos honestos. No Brasil, é como se tivéssemos que provar o tempo todo que somos corretos. Em NYC não. A palavra tem valor. Achei isso muito bonito. Em todos os lugares em que comprei ingresso, por exemplo, os atendentes me perguntaram se eu era estudante. Eu respondia que sim e fazia menção de pegar a carteirinha, mas eles dispensavam: a minha verdade era suficiente! Ao mesmo tempo, em muitos museus as entradas são abertas e é muito fácil entrar sem pagar. Em alguns, o pagamento é até opcional, como uma contribuição com a manutenção do acervo. Mas as pessoas escolhem pagar. Na verdade, durante o tempo em que estive em NYC, eu me sentia tão grata pelo que a cidade estava me proporcionando, que eu jamais teria coragem de não pagar, mesmo quando o pagamento era opcional. Acho que foi essa gratidão que me fez chorar horrores no musical do Rei Leão: eu não chorei porque era triste, mas porque era lindo demais, envolvente demais e porque eu estava agradecendo por estar ali.
Agora, uma coisa é certa: quem tem síndrome do "meu país é subdesenvolvido" pode ir tratando de se curar, porque aqui tem muito problema também. O metrô de Toronto, por exemplo, é imundo e lotado. O de SP ganha fácil, apesar de não ter o fator neve: aqui, nossos sapatos ficam cheios dela e, basta entrarmos na estação, que o gelo derrete e faz aquela bagunça!. Além disso, o metrô é um ponto de suicídio, cujos índices são altíssimos. As pessoas se matam se jogando no buraco do trem! Sureal! Só no mês passado, foram 4 se jogando na frente do metrô!
Vou parando por aqui...Em breve, mais histórias... e vou dar um jeito de descarregar minha câmera também...impressionante como a ausência do nosso computador pessoal desorganiza a vida!
Mãe, não se preocupe! Estou bem, comendo bem, tomando banho, durmindo bem. Se eu fizer uma comparação com o que já ouvi de outros estudantes, posso considerar que vivo em um hotél 5 estrelas: tem gente morando em porão! punk!
PS: ESTOU PREOCUPADA COM A AMANDA ( MINHA PRIMA DE 15 ANOS QUE ESTÁ EM VANCOUVER). NOTÍCIAS, POR FAVOR!
Bjos.
Saudades.
Luiza

7 comentários:

Unknown disse...

Lu, sério, fico feliz qdo vejo que vc teve de NYC exatamente a impressão que eu tenho... Não dá pra não amar essa cidade, um pedaço do mundo inteiro no meio dos EUA. E sobre toronto, só espero efetivamente que a experiencia seja otima pra vc. E que pelo blog, vc me ajude a conhecer um pouquinho mais dessa cidade que não conheço. Enfim, mais uma vez, cobro fotos de vc... hehehe... E boa sorte querida....

Andréa disse...

Luiza,
Estou super feliz por ter aproveitado tanto NY. Parece até q eu estava lá com vc. Qdo formos todos juntos vai ser tudo de bom, hahahahah...
Qto a Toronto, terá muito tempo pra explorar o que tem de melhor pra te oferecer, é só ter calma e esperar a neve baixar.
A Amanda teve seus primeiros dias "na treva", como ela mesma diz. E nós tbém. Agora que começaram as aulas ficou bem melhor, quer dizer, ficou 4 dias sem dar notícias... Fez uma turma e passeiam pra todo lado. Até dormir no metrô e perder a parada depois de um jantar com os amigos, ela fez. Estou preocupada com o dindin, pq a metade já foi. "A tabela de gastos não foi preenchida". Lá está dando pra sair sem blusa de frio, como ela disse.
Vê se vc envia mensagens e fotos pra nós ( tio Wellington está doidinho pra ver. Pra quem não queria ir à NY....) e pra Amanda.
Tbém tive que comprar um net pra ela, só q ainda não chegou.
Sua mãe ligou hoje, por isso esse testamento. Qdo quiser ligar pra gente pode ser a cobrar, estaremos de plantão todo o fim de semana.
Beijão,
dos Tios Andréa e Wellington.

Maria Luiza Tavares disse...

Que alívio de saber que a Amanda está bem...fiquei preocupada quando minha mãe falou que ela estava chorando... Sim, nós duas vamos bombar em NYC!!!! HEHEHEHEH

Hellyd,meu amigo querido, fico feliz que esteja acompanhando...saudades..vc tb não me escapa de uma visita conjunta a NYC...
Bjo a todos.

Lu

Marquinhos disse...

Que história é essa de "praticamente pelada"?????? Explica essa história direito Maria Luiza!
Aproveita que você tá expert, e me dá umas dicas porque estou pensando em ir a Toronto buscar uma pessoa, só buscar ela mesmo. O único problema que vou ter que trazê-la a força, você acha que vou ter problemas no aeroporto de Miami com uma pessoa amarrada e com a boca tampada??? Eu tenho autorização por escrito da mãe dela.
Falando um pouquinho sério, aproveita muito ai, e manda fotos logo!
Você está preocupada com a Amanda????? Quem está sou eu, depois do seu outro post, eu tô lascado! Acalmou a fera Andrea?
Beijos

Unknown disse...

Adorei a parte em que vc tranquiliza sua mãe por estar TOMANDO BANHO. Fica ai a dica pra eu fazer com a minha mãe tb. Afinal, devo estar por ai em agosto. A minha mãe não ficaria grilada por estar comendo fast food, mas se ela souber que não tomei banho e as unhas estão limas...ahhh, correia na certa quando eu voltar. Saudades Lulu!

Unknown disse...

Lu! Preciso concordar com vc e com o Hellyd, NYC é um sonho que ninguém nunca deveria acordar. E também preciso concordar com a quebra do pré-conceito sobre USA e americanos, mesmo sabendo que NY definitivamente não é USA. Aproveite aí em Toronto e dê notícias sempre que der
Beijos,
Mari

Gabriela Jardim disse...

luuu
esse Gaby aí sou eu? Se não for, a carapuça serviu! Depois que meus pais visitaram lá, definitivamente vi em NYC a minha cidade! Pelo menos para fase de produtiva e de ganhar dinheiro da vida! hehehe.. Eita sonhos... acompanha???
beijao