sábado, 20 de fevereiro de 2010

AOS QUE VIRÃO - PARTE 2

Hoje continuaremos a responder algumas perguntas que podem ajudar quem pretende fazer intercâmbio, principalmente se for aqui em Toronto. Se você está chegando agora no blog, já conversamos um pouco sobre isso em um post chamado "Aos que virão - parte 1". Algumas pessoas que também já moraram fora do Brasil deram suas contribuições comentando e falando de suas próprias experiências. Vale a pena conferir.

10 -Qual a melhor maneira de levar dinheiro pro exterior? Se você tiver dinheiro em mãos pra comprar dólares, você deve fazer um Visa Travel Money. O nome na verdade é "cash passport" e a Visa não me pagou pra eu fazer propaganda dela aqui...heheheh... Mas é a bandeira mais aceita aqui no Canadá e nos EUA. Por isso você deve optar por ela. Não é melhor levar um cartão de crédito internacional? Não, porque os impostos que você paga para utilizá-lo são maiores e você fica completamente vulnerável à flutuação do dólar. É interessante trazer um cartão de crédito mas deixá-lo reservado para emergências e para compras maiores, que você não queira pagar à vista. O Travel Money funciona como um cartão de débito em moeda estrangeira. Se você preferir, pode sacar dinheiro em qualquer caixa eletrônico que tenha a bandeira "Plus". Mas, se for fazer isso, não saque pequenas quantidades porque esse tipo de movimentação tem custo (ao redor de $2,00). Esse cartão é recarregável e você pode acompanhar suas transações pela internet. Onde faço o cartão? Em casas de câmbio. É interessante comprar dólares no mercado legal, porque você recebe nota de tudo o que está comprando e, caso a alfândega questione se você tem dinheiro pra entrar no país, basta apresentar esses recibos. Então, não saia do Brasil carregando tufos de dinheiro: é perigoso e desnecessário.

Uma coisa importante, é pesquisar bastante antes de comprar moeda estrangeira, porque há muita diferença de um lugar por outro. Às vezes os bancos oferecem preços menores, mas cobram algumas taxas de compra altas e estão menos propícios à negociação do que as casas de câmbio. E, se você está vindo pro Canadá, lembre-se de encomendar seu dinheiro com dois ou três dias de antecedência porque, geralmente, o dólar canadense não existe de pronta-entrega.

11-Como devo me deslocar em Toronto? O metrô é o melhor meio de transporte em Toronto e corta a cidade de norte a sul (linha amarela) e de leste a oeste (linha verde). Quando chegar, compre um "metropass" imediatamente. O custo é de $99,00 para estudantes e de $121,00 para quem não se enquadra em nenhum programa de desconto. Com esse passe, você tem direito a usar toda a rede de transporte público da cidade, quantas vezes por dia for necessário. Ao entrar no ônibus, basta apresentar o cartão ao motorista. Sem o cartão, o custo é $3,00 a cada deslocamento. Se você vai ficar menos de um mês em Toronto, pode optar pelo passe semanal, cujo custo é de $36,00 ou de $28,00 para estudantes.

12-É verdade que os ônibus passam de 3 em 3 minutos porque as pessoas congelam se ficarem expostas ao frio por mais tempo? Não. Os horários variam conforme a linha, mas a média é de 10 minutos entre um ônibus e outro. Não é agradável ficar no frio esperando mas, se vocês estiver com roupas adequadas, não há o menor perigo de você congelar em tão pouco tempo.

13- Como devo lidar com o frio? -10 graus soa mais assustador do que realmente é. Até -15, o nosso corpo lida bem com a baixa temperatura. Manter os pés aquecidos é, provavelmente, o que há de mais importante. Recebi essa dica de uma amiga (Valeu, Dani!) e, assim que cheguei, comprei uma bota adequada para neve. É um investimento que vale a pena fazer. Não no Brasil, logicamente, mas assim que você chegar aqui: é muito mais barato e as opções são inúmeras.

Agora, uma lista de passeios interessantes em Toronto e arredores:

-Royal Ontario Museum
-CN Tower
-Casa Loma
-Bata Shoe Museum
-Art Gallery of Ontario
-Niagara Falls
-French Canada (Montreal, Ottawa, Quebec)
-Zoo
-Vaughan Mills (para compras)
-Skiing
-Parliament Building
-Ontario Science Centre

Alguns desses passeios são organizados pela própria escola. Os que são fora da cidada, como Niagara, Sky, French Canadá, são feitos por agências de turismo. Em China Town os preços são sempre mais baratos mas, eu, particularmente, acho que não vale a pena. O acompanhamento do guia é muito útil nessas atividades em que o tempo é curto e há muitas coisas pra conhecer. Então, uma pessoa falando chinês ao invés de inglês significa empobrecer o seu passeio em termos de informações.

Se você deseja saber mais sobre algum desses tópicos de que falamos, ou se tem dúvidas de outra natureza, entre em contato. Se você é intercambista, já foi ou vai ser, participe comentando, fazendo críticas e sugestões e ajudando a enriquecer esse post. Se você não quer fazer intercâmbio, mas gosta ou odeia esse blog, comente também!

5 comentários:

Marquinhos disse...

Bom, já que foi levantada a bola para críticas, as farei. Estou insatisfeito, pois dúvidas muito relevantes do post anterior, não foram respondidas.
Eu por exemplo, como bom mineiro, acho indispensável um churrasquinho de fim de semana e um pãozinho de queijo no café matutino, continuo sem saber se manteria estes hábitos nestas terras longínquas.
Ainda na esperança de que o povo das Minas Gerais seja atendido neste espaço, faço uma pergunta que acredito ser de interesse de todos:

14- Toronto fica perto de Guarapari ou Cabo Frio?

Unknown disse...

Complemento das respostas do post:

10 -Qual a melhor maneira de levar dinheiro pro exterior?
R.: na meia ou na cueca (calcinha para as damas) costuma dar certo tb.

11-Como devo me deslocar em Toronto?
R.: isso é problema seu.

12-É verdade que os ônibus passam de 3 em 3 minutos porque as pessoas congelam se ficarem expostas ao frio por mais tempo?
R.: mito, puro mito. No Brasil, por exemplo, ninguém morre desidratado por esperar 30 min. num calor de 40º. Aliás, esperar buzão é uma ótima oportunidade para conhecer pessoas pq estamos unidos por uma causa: reclamar da demora do ônibus. E entrar no ônibus, contribui muito para estreitar (e como estreita, estreita pra cacete) a amizade feita no ponto. Permanece o motivo que nos une.

13- Como devo lidar com o frio?
R.: com naturalidade. Aliás, naturalidade o caramba, mostre a ele que vc é o dono da situação. Vá lá fora e mostre o dedo do meio pra ele, espere 30 min. Se o seu dedo resistir e não tiver que ser amputado...rá, vc é o vencedor!

Maria Luiza Tavares disse...

Ok, ok. Vou responder as perguntas de nossos ilustres comentaristas:

13- Não existe pão de queijo aqui...estou com crise de abstinência... Feijão também não é comum. Grave! Muito grave!

14-Tem uma prainha aqui em Toronto, mas não é especialidade de mineiro.

10-Sim, meias e cuecas podem ser uma boa opção, mas só nos dias em que o pessoal da imigração está de bem com a vida...ou seja, nunca!

11-Sim, o deslocamento é problema de cada um, mas não faça como o Renato. Lembre-se de que as casas se situam em endereços(!!!!).

12-Sim sim. Mito geral, sobre o frio e sobre o calor. Mas aqui o ponto não é um bom lugar pra fazer amizade, porque as pessoas são mudas..hehehheh

13-Após o teste do dedo, não se preocupe em procurar um médico para fazer a amputação: ele cairá sozinho. (Credo!)

Mais alguma dúvida?
..hehehehe..vcs são incríveis!
Bjo

Lu

Mariana Heluy disse...

Olá Maria Luiza,
Venho aqui avisa-la que acho muito interessante todos os seus textos e peguei um dele e postei no meu blog, com os devidos créditos, é claro.
Espero que goste.
Abraços :)

Maria Luiza Tavares disse...

Oi Mariana!
Obrigada! O importante é compartilhar as informações...
Estou à disposição!

Abração.