sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

HAPPY BIRTHDAY!


Fazer aniversário fora de casa, longe do colinho e do abraço quente daqueles que nós amamos não é, a princípio, lá muito bom. Hoje, estou passando por essa experiência aqui em Toronto: 24 anos. Puts! Quase um quarto de século!... É a idade chegando! heheheh
Mas o dia 18 de Fevereiro de 2010, que começou sem grandes expectativas, me reservou bonitas surpresas e, confesso, vai terminar com um gostinho especial de quem pôde festejar e experimentar o carinho das pessoas de uma maneira nova.
Tem um frase, de que eu gosto muito (acho que de uma música do Caetano Veloso), que diz que "cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é...". Hoje me lembrei muito dela ao pensar sobre como as pessoas experimentam o amor, o carinho ou qualquer sentimento que seja, de maneira diferente mas, nem por isso, menos tocante, menos digna, menos significativa. Achei bonito a maneira que a Sofia, minha host mother, encontrou de me fazer "importante" nesse dia de hoje e de me dizer que eu vou deixar alguma marquinha aqui quando eu for embora.
Logo no café da manhã, quando entrei na cozinha, no pacote em que estava meu almoço havia também um guardanapo, estampado com um sorriso e o desejo de um feliz aniversário. À tarde, quando cheguei em casa, Sofia me deu um abraço tímido, daqueles em que os corpos quase não se encontram, disse que eu sou uma garota especial e que cozinharia spaghetti no jantar, porque, na China, é o desejo de que nossa vida seja longa, assim como cada um dos fios da massa. Após o jantar, uma surpresa: um bolo, com meu nome - aqui no Canadá as pessoas só me chamam de Maria. Em casa, sou a Maria B, de Brasil, porque há uma outra Maria, da Venezuela. E também ganhei um cartão, com uma mensagem de cada uma das pessoas que mora comigo: agora somos 8! Ontem chegou mais uma, vinda da Guatemala.
Ao voltar pro meu quarto, outra pequena grata surpresa: Hiroko, que chegou há apenas uma semana do Japão e que é uma doçura de pessoa, bateu na minha porta com um sorriso tímido e um inglês igualmente acanhado, me trazendo presentes de aniversário. Me emocionei. Meu aniversário estava completo. Não tive vontade de comparar. Não precisei fazer sentenças condicionais do tipo "se eu estivesse no Brasil, meu aniversário...", porque tudo o que importou no dia de hoje é que eu pude ver que cada um estava fazendo o melhor que podia naquele momento para me aquecer e fazer o meu aniversário mais alegre.
Do Brasil também vieram palavras especiais. Mãe, pai, , tia, namorado, amigos amados da EMC2, Carolzinha, Dindo e Dinda, Renato. Obrigada por terem feito o carinho de vocês chegar até mim. Chegou, e me aqueceu: hoje o frio de Toronto não foi nada!

8 comentários:

Manu Campos disse...

aaaaaaaaaaaaaaah maria! eu naum sabia =( FELIZ ANIVERSÁRIO atrasado linda!! vc eh uma pessoa fantástica (cansamos de dizer isso pra vc aí neh? [cansamos lê-se jeff, carol e eu rs]). bjo bjooo
e o bolo tava bom? :P~

Unknown disse...

FOFURA,
Uma criaturinha especial como você merece todo carinho e atenção. Somos privilegiados de desfrutar de toda sua sensibilidade, generosidade, humildade, etc... etc...
Dê um abraço (brasileiro) na Sófia em meu nome pelo afago nesse dia.
Beijos da mamãe

Marquinhos disse...

Depois desse comentário de dona Rosângela fico até sem graça de falar qualquer coisa... já que a autora adora minhas imaginações, vou declarar mais uma: "Estou aqui imaginando, Rosângela em Divinópolis escrevendo e... chorando! E Lu, em Toronto lendo e... chorando!"Hahaha, duas manteigas derretidas!

Que bom que consegui com que sentisse que estavamos "juntos" nesse dia...
Se o correio canadense ajudasse seria melhor né!hehehe

PS: Seu aniversário ainda será comemorado em terras brasileiras... vai mais um bolo de chocolate???? Com muito brigadeiro????

Beijosss

Unknown disse...

Ah vai te catar Luiza, ou Maria, ou Maria B. Não ache que pq vc acha que o povo achou que tava fazendo bonito no seu níver aí que isso vai te isentar de fazer uma festa aqui não. Nananinanão. Quero sapeca-iáiá, queimar um boi, laber os dedo de gordura de frango, tomar refri com nata e submarino, cair de boca no quituti!

Maria Luiza Tavares disse...

hehehehe...Ok ok...quando eu chegar a gente comemora!
Se o bolo estava bom, Manu?...foi um dos melhores bolos de chocolate que eu já comi. A cobertura é simplesmente fantástica!
Mili, o que seria um refri com nata e submarino, mulher?..hehehehe..

Bjo

Unknown disse...

Eiiii Luuuu!!! Parabens para vc menina! Mtas felicidades e tudo de bom que uma pessoa especial como você merece, sempre. Grande abraço.

Daniii disse...

nossa que bolo é esse?!
in-crí-vel! hehehe
parabéns mais uma vez lu!
beijos!

Unknown disse...

Ai meu Deus, tenho que explicar tudo! Esse povo criado em apartamento nunca experimentou a 'vida como ela é'. Refri com nata e submarinho com certeza é nojento o suficiente pro seu seu blog ser retirado do ar por atentado ao pudor (ou qq coisa desse tipo) caso eu explique. Mas só quem frequenta churrasco de pobre; com churrasqueiro barrigugo e suado; tanque com gelo pras bebidas; um grupo de pagode (ops, teve isso no nosso da EMC2 da última vez rsrs), será capaz de entender esse tipo de coisa. De toda forma, não se preocupe, na festa aqui eu te conto. Beijo