quarta-feira, 22 de outubro de 2008

FLY A BALLOON?

Quase vinte anos depois e o que parecia improvável acontece: estamos prestes a cair na mesma esparrela. Vai Collor, vem Quintão! E por mais que eu tente me livrar dessa analogia, ela insiste em pular no meu colo.
Caminhando pelo centro da cidade hoje, uma overdose de campanha em bandeiras, folhetos, balões e carros de som; compondo um cenário de poluição visual extrema , tenta dar conta dos últimos momentos do segundo turno. Tanto volume só não condiz com a falta de entusiasmos dos “porta-bandeiras”, que mais parecem tocos inertes pregados no chão, contando as horas para a recompensa de meros trocados. Já foi o tempo de militância. Até o voto que parecia resistir como o mais ideológico (se é que isso ainda existe) veio pra mostrar que a política se tornou mesmo mais uma pecinha da sociedade do espetáculo... Morais fazendo campanha pro Quintão! É duro de engolir...
Mas não é só isso que tem soado como pedra pro eleitor digerir, e nessa “dança do crioulo doido” não tem como não se perguntar: se o cara já faz picaretagem na eleição, imagina depois que for eleito?
Até planos de governo colados da Wikipédia tivemos nessa eleição. É mole? No início eu pensei: “que cara de pau!” Mas se o termo Wiki quer mesmo dizer “what I know is...”, nada mais justo que um candidato que não sabe nada sobre nada precise mesmo dar uma espiada nas idéias alheias. Afinal de contas o que o Quintão realmente acha, é que dá pra fazer. E no meio de tanto achismo, ele precisa é começar a procurar, pra ver se encontra um jeito de dar respostas mais coerentes e menos infantis.
Entre tanta lama e bobagem, uma das poucas coisas em que o Quintão acertou nos últimos tempos foi na escolha do símbolo da campanha, praticamente um pleonasmo do próprio candidato. Nada mais correta que a escolha de um balão: a gente estoura e o que acha dentro? NADA. É exatamente isso! O que o candidato tem a dizer sobre o que ele acha que dá pra fazer? NADA. Como ele explica o que ele acha que dá pra fazer? NÃO EXPLICA. Nem o sotaque de araque que ele leva pra televisão e esquece em casa na hora de debater com as camadas mais esclarecidas da população, ele está sabendo explicar a essas alturas. Mesmo porque, explicação definitivamente não é a tônica dessa campanha.
Não sou partidária do Márcio, ele não é de longe o candidato ideal, e nem votar aqui em BH eu voto, embora como moradora da cidade também me sinta um pouquinho responsável por ela. Mas, sinceramente, eu espero que dê tempo do balão do Quintão estourar até domingo, dia 26 de outubro. Antes ficar no mesmo lugar do que passar 4 anos com a tecla “rew” ligada e emperrada. Porque se isso acontecer, vai ser duro reencontrar o play!

9 comentários:

Danilo disse...

Digo o mesmo que disse num comentário hoje mesmo, num post semelhante do Overmundo: enfrentamos um espoliador oriundo do ramo de negócios da fé. A cidade periga sair da trilha de uma administração razoável e retroceder mais de 12 anos, uma vez que esse candidato, Leonardo Quintão (PMDB), é apoiado por um séquito de notórios corruptos e saqueadores dos cofres públicos.

Unknown disse...

Faço minhas as suas palavras.

Igor Medeiros disse...

O pior é que nessa lama toda está cada vez mais difícil de votar, voto no bundão ou dou um chute na bunda??

Política virou espetáculo (como disse para a Lu no msn) ou então virou negócio...

TA OSSOOOO!!

Ana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana disse...

Muito bom, Lu!
Falando em play, preferiria que o Tony Play estivesse concorrendo de novo, hehehe...

Aparentemente o povo está se recobrando do feitiço Quintão: a pesquisa de hoje mostra vantagem de 1% pro Márcio. Pelo menos o "mineirinho" teve seus 15 minutos de fama.

Beijo!

Barbara disse...

ISSO JA VIROU PIADA! ENTAO VAMOS RIR.. http://br.youtube.com/watch?v=UdrcDp5TEK4

Bocca disse...

What a wonderfull world!!! Me lembro de nossas "discussões"sobre o ideologismo por trás da ideologia política. Muuuito articulada, parabéns e BJK

Unknown disse...

Luiza...vc tem um futuro brilhante amiga!rsrs
Muitissimo bem escrito, articulado, com um toque de humor q acho indispensável em certos textos! Ta no caminho certo viu, Parabéns!
Bjos, Sucesso!!!

Gabriela Jardim disse...

recebi um email outro dia que poderia se resumir no seguinte: demos o recado a Aécio! Não somos burros de engolir candidato sem proposta e fomos pro segundo turno! Mas agora, é a hora de votar com a razão. E nesse lado, o Quintão dança!
É Lu, acho que minha decisão de voto ta cada dia mais incerta! hehehe

Beijao! Adorei o blog!