terça-feira, 25 de novembro de 2008

WEB SEMÂNTICA: AQUI VAMOS NÓS!!!


Trocando referências com uma amiga (que, aliás, escreve o Mediatizando-nos) e eis que chego a uma notícia sobre a criação da ferramenta Visualization Lab, com foco na organização da informação. A idéia é trazer à superfície as conexões que compõem um determinado tema, criando uma hierarquia semântica que ajuda o leitor a tecer relações e a compreender. Ao contextualizar o assunto, o leitor é estimulado a aprofundar a navegação e a conceber a informação como processo e não como um conjunto de partes isoladas e recortadas. A título de exemplo, a imagem mostra um mapa construído pela IBM a partir do discurso de Obama após a vitória nas eleições norte-americanas.
Se iremos optar por utilizar as rede sempre dessa maneira? Acho que não. Mas, ao mesmo tempo, penso em uma contribuição valiosa desse tipo de ferramenta como um auxílio no processo de letramento digital e mesmo na utilização da Internet no processo de ensino. Se, no geral, não temos bons leitores no país e os índices de analfabetismo funcional são tão altos, certamente isso tem a ver com uma visão reducionista que enxerga a leitura mais como uma decodificação de sinais e menos como uma capacidade de tecer relações. E nesse ponto, projetos como o Visualization Lab podem ajudar.

Um comentário:

Gabriela Jardim disse...

não tinha pensado na possibilidade da leitura visual como forma de auxílio para analfabetos funcionais. Idéia interessante e acho que até uma boa pergunta para o mestrado! hehee.

PS: obrigada pela citação!